Apresentação
O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. A melhoria na qualidade acadêmica dos cursos apoiados pelo PET é um dos grandes objetivos.
As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
Com o objetivo de formar globalmente o aluno, o PET assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade e isso se estende aos integrantes bolsistas e não bolsistas, bem como aos demais alunos do curso de graduação.
A formação de profissionais de nível superior dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social capazes de uma atuação significativa no sentido de transformação da realidade nacional, é escopo deste programa.
Todo este encargo que cabe à concepção do PET é, finalmente, conquistado a partir do planejamento e execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Entendemos, finalmente, que as ações a seguir designadas mantêm o compromisso com as diretrizes legais e filosóficas do PET. Abaixo listamos as atuações do PET-Bioquímica nos três pilares que compõem seus preceitos.
ENSINO:
– Motivação ao estudo em grupo;
– Debates sobre temas que estão no contexto do curso de Bioquímica;
– Apoio aos discentes;
– Discussão de materiais acadêmicos publicados em fontes nacionais e estrangeiras;
– Realização de eventos científicos;
– Realização de Visitas Técnicas.
PESQUISA:
– Apresentação de seminários;
– Realização de estágio em laboratório;
– Publicações e apresentações de trabalhos em revistas e eventos científicos;
– Discussão das atividades individuais de Iniciação Científica de cada integrante do grupo;
– Apresentação de trabalhos em eventos científicos.
EXTENSÃO:
– Desenvolvimento de projetos de extensão, buscando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão;
– Difundir a ciência bioquímica em escolas do ensino médio de forma a estimular o interesse dos estudantes pelo curso;
– Promover atividades de popularização da ciência;
– Participação em cursos;
– Realização de eventos juntamente com a comunidade;
– Promoção de atividades culturais.