História

A criação do Programa de Educação Tutorial (PET) ocorreu no Brasil no ano de 1979 por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Via-se, naquela época, uma grande necessidade de se preparar alunos de graduação para o ingresso na Pós-graduação. Por vinte anos, o chamado Programa Especial de Treinamento foi mantido e avaliado pela CAPES, até que em 2000 o Ministério da Educação (MEC), por meio de sua Secretaria de Educação Superior (SESu), adotou-o e ficou com a responsabilidade de coordená-lo.

A partir de 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial e se encontra nos dias de hoje em franca expansão e aprimoramento. Baseado em pilares que passam pela aprendizagem tutorial, pela formação acadêmica diferenciada e pela atuação equilibrada em atividades de ensino, pesquisa e extensão, o PET é uma realidade educacional presente na maioria das Universidades brasileiras, além de atuar em outros centros de ensino.

O grupo PET-Bioquímica da Universidade Federal de Viçosa (PET-Bioquímica/UFV) foi implantado em dezembro de 2010 e é orientado pelo Prof. João Paulo Viana Leite, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da UFV e conta com treze integrantes discentes do curso de Bacharelado em Bioquímica.